Tiramisú

Tiramisu

O tiramisù é uma sobremesa tipicamente italiana, com origem na região de Chianti, que consiste em camadas de biscoito champagne embebidas em café e vinho Marsala, ou conhaque, ou rum e brandy, entremeadas com o cremoso e macio queijo chamado mascarpone, polvilhado com chocolate amargo.

Embora eu seja um pouco cabeça fechada pelo tradicional eu adoro fazer releituras dar uma repaginada, mudar os ingredientes optar por produtos mais acessíveis e baratos neste caso não fugimos muito do tradicional Tiramisú apenas mudamos o creme de Mascarpone pelo Cream Chesse vão notar uma diferença no sabor mais ao mesmo tempo uma textura mais leve podendo também ser substituído por requeijão.
Dica da Tia Mari, na hora de polvilhar o Cacau em pó sobre a sobremesa se preferir acrescentar uma colher de chá de café solúvel fica delicioso.
podendo também substituir o licor de café por amaretto, ou licor de cacau ou até mesmo conhaque.
Agora espero que vocês se Deliciem com está maravilha que os Italianos
nos presentearam.

Tiramisú

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de pó de café
  • 500 ml de água quente
  • 500g de creme de leite fresco
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 200g de cream cheese
  • 150g de biscoito inglês
  • Cacau em pó
  • 5 ml de licor de caf

Preparo:

Prepare o café utilizando todo o pó e toda a água quente e misture o licor depois de frio;
Bata o creme de leite fresco até ponto chantilly;
Em outro recipiente, misture o cream cheese com o açúcar, e adicione o chantilly lentamente, até formar um creme uniforme;
Na forma, faça camadas do biscoito embebido no café, alternando com camadas do creme preparado. Na superfície, polvilhe o cacau em pó.

Curiosidades

Há diversas hipóteses sobre a origem do Tiramisu:
Uns a localizam no século XX, após a Segunda Grande Guerra, em Treviso, Vêneto, Restaturante “Da Alfredo”, a primeira casa do grupo ”Torlá”. O nome viria da sobremesa energética “che ti tira su” (que te faz levantar) usada para revigorar boêmios, em especial nas noitadas dos bordéis (“case chiuse”) do Vêneto. Todavia, o próprio restaurante não reivindica sua criação.Outros consideram como originária de Florença, Toscana, num banquete em homenagem a Cosimo III (1642 – 1723) da Família Médici, quando foi chamada “Zuppa del Duca”.
É a sobremesa preferida do Papa Bento XVI.

Marianna Rubini
Técnica em Gastronomia
Gastrônoma / Chefe de Cozinha
mariannarubini@gmail.com
www.mariannarubini.blogspot.com

http://goo.gl/pa6xVk

3 Comments on “Tiramisú

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>