Panna cotta

Panna cotta

Como uma boa descendente de Italianos hoje vamos preparar um Panna Cotta.? Mergulhem nesta deliciosa receita fácil de preparar e baratíssima.

Algumas curiosidades:

A Panna cotta (em italiano significa literalmente “nata cozida”) é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Consome-se sozinha, com compotas ou com fruta fresca.
É uma sobremesa muito saborosa e de incontáveis variedades. Semelhante e de mesma base que os pudins e sobremesas como manjar branco
Sua origem é incerta e provavelmente ocorreu de um erro na elaboração
De algum molho a base de peixe, pois originalmente a receita utiliza aparas e cartilagem de peixe para dar corpo e gelatinizar a preparação, claro que hoje substituímos por gelatina, também retirada de ossos e colágenos de animais e plantas, porem sem sabor aparente.

Ingredientes

1/3 xícara (80 ml) de leite desnatado
7 g de gelatina sem sabor
3 1/2 xícaras (600 ml) de creme de leite fresco
1/2 xícara (100 g) de açúcar
1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Preparo

Em uma tigela pequena ponha o leite e misture a gelatina sem sabor. Reserve.
Em uma panela, misture o creme de leite junto com o açúcar e leve ao fogo médio. Deixe o creme de leite ferver, mas preste atenção, pois ele ferve rápido e pode derramar da panela. Junte o leite com a gelatina. Mexa bem, até que a gelatina esteja completamente dissolvida. Cozinhe por um minuto, mexendo sem parar. Tire o creme do fogo, misture a baunilha e coloque-o em 6 potes refratários pequenos.
Deixe o creme esfriar descoberto e em temperatura ambiente. Depois de frio, cubra-o com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. De preferência deixe a panna cotta de um dia para outro na geladeira.

Coulis

  • 1 caixa de morango
  • 1 caixa de framboesa ou 1 polpa
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 litro de água

Preparo Coulis

1º – Após limpar as frutas, colocar em uma panela com o açúcar a água até cobrir as frutas, deixando reduzir até formar uma calda. Deixe no fogo por aproximadamente 30 minutos até o morango derreter bem, mas cuidado para não chegar ao ponto de geleia.

http://goo.gl/Qn9WHX

2 Comments on “Panna cotta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>