Lagoa do Peri

Lagoa do Peri – Florianópolis, SC

Lagoa do Peri – Florianópolis, SC

O nome da Lagoa do Peri deve-se à planta de mesmo nome, abundante no local. Também conhecida como piri ou piri-piri. Como outras localidades, anteriormente esta lagoa também foi batizada pelos colonizadores com um nome santo para identificar e outro geográfico, que servia de ponto de referência.  Foi chamada, então, como Lagoa de Sant’Ana.

A Lagoa do Peri situa-se ao sudeste da Ilha de Florianópolis, entre uma cadeia de montanhas e o oceano Atlântico. A lagoa do Peri é a segunda maior da ilha de Florianópolis, sendo uma lagoa de água doce. Suas águas são utilizadas para o abastecimento de algumas regiões de Florianópolis situadas na ilha de Santa Catarina, por exemplo o Campeche.
Sua área é de cerca de 5,2 km², a profundidade máxima é de 11 m. Possui várias praias de areia branca, utilizadas pelos veranistas para banhos.

A Lagoa do Peri foi tombada como Patrimônio Natural em junho de 1976, tendo sido criado e regulamentado o Parque Municipal da Lagoa do Peri, com cerca de 23 km², no período de 1981 a 1982. Está preservada como Patrimônio Natural pelo Decreto Municipal nº 1828.

Fotos: Pedro Soares

Comentários

  1. Texto pego no Wikipedia –''.